Meu Pequeno espaço

quarta-feira, abril 25, 2007

Trabalhando com o PA

Nesta segunda-feira, dia 23/04/07, realizei o terceiro encontro do PA na Escola. Onde organizamos mais algumas coisas na Wiki dos grupos e nos blogs. Iniciei o trabalho com o Cmaptools, onde os alunos produziram a primeira versão do Mapa Conceitual. Aparentemente não demonstraram nenhuma dificuldade em trabalhar com este software. A maior dificuldade que encontraram foi na questão de organizar as frases de ligação e os conceitos de forma coerente e sistematizar as idéias. Mas deu tudo certo. Enquanto os alunos realizavam as atividades propostas, aproveitei para criar o blog das professoras parceiras. Espero que elas consigam realizar a postagem de seus relatos!!!!Na próxima semana encerramos o projeto, estou bastante anciosa, porque estou com medo que não dê tempo de fazermos tudo que ainda temos para fazer. Mas vamos...espero que tudo dê certo!!!

sexta-feira, abril 20, 2007

Mensagem do Dia...

A Parábola do Lápis

Aprendizagem Colaborativa

quinta-feira, abril 19, 2007

Aprendizagem contínua


O processo de aprendizagem é contínuo...principalmente nesta fase do trabalho, em que é preciso SABER para poder ensinar, orientar, dar sugestões, contribuir... Esta fase de prática na escola esta contribuindo principalmente para o meu APRENDIZADO, porque durante esta semana aprendi coisas que até o momento não havia conseguido aprender. Está sendo uma semana muito produtiva, de estudo constante e dedicação EXCLUSIVA. O cançaso às vezes toma conta, mas é preciso continuar há muito ainda o que aprender... Embora já me sinta um pouco mais realiza por ter conseguido inserir vídeo e bubbleshare no blog, conseguido aprender um pouco mais de recursos do CmapTools, inclusive adicionar imagem de plano de fundo,...enfim, coisas talvez simples para a maioria, mas necessárias, e que até agora não tinha conseguido, e com leitura e pesquisa acabei aprendendo!!!!

quarta-feira, abril 18, 2007

Álbum de Teste

terça-feira, abril 17, 2007

Mata Atlântica

Olhá quanta riqueza encontramos na Mata Atlântica...estas são imagens estão disponíveis no meu OAC que acabei de concluir e postar hoje. Que felicidade hein!!!!!
This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Minhas Fotos

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog


Olá pessoal!!!!
Inseri este Bubbleshare no meu blog apenas para fazer um teste, estou aprendendo a trabalhar com este recurso.....Até loguinho!!!

segunda-feira, abril 16, 2007

Continuando as Atividades

Hoje foi o segundo encontro com a turma do PA na Escola. Os alunos estavam anciosos como sempre! Continuamos as atividades da aula anterior, terminamos as dúvidas temporárias e as certeza provisórias. Eles continuaram com as pesquisas, as professoras colaboradoras auxiliaram na definição e delimitação dos temas, o que facilitou o encaminhamento das pesquisas. Tivemos alguns problemas com relação ao Blog, porque não consegui a disponibilização da página. Só conseguimos acessar e criar os blogger depois da segunda aula. A maioria dos alunos já tinham conhecimento do ambiente, e alguns já tinham seu blog, no entanto, criamos novos blogs para aqueles que já tinham para que utilizassem apenas para o PA. Sugeri que fizessem duas postagens uma sobre o primeiro encontro, quando iniciamos a semana passada, e outra referente ao encontro de hoje. Os alunos gostaram bastante. Falta criar o blog das professoras parceiras. Até loguinho....

quinta-feira, abril 12, 2007

Iniciando o PA

Esta semana iniciei o Projeto de Aprendizagem na Escola João Paulo II. Estou desenvolvendo o projeto com os alunos da 7ª séire, e estão participando como parceiras do projeto as professoras: Catia (Filosofia), Elenoir (Geografia) e Maria Cândida (Língua Portuguesa). Trabalhamos neste primeiro encontro quatro aulas, confesso que estava com medo que ficasse muito cansativo, porém os alunos permaneceram empenhados nos trabalhos e a manhã passou rápido. A turma que estou trabalhando é bastante dinâmica, dedicada e participativa. Tenho certeza que os trabalhos ficarão ótimos e a aprendizagem vai ser significatica. Neste início procurei apresentar o projeto de forma em geral, fiz uma explicação rápida sobre o que é o PA, apresentei a PBWiki e os recursos desta ferramenta, percebi que os alunos não sentiram muita dificuldade em trabalhar na Wiki, o que facilitou o trabalho. Os grupos organizaram e produziram as dúvidas temporárias e as certezas provisórias e iniciaram as pesquisas sobre o tema. Segunda-feira tem mais... vamos aguardar as novidades...até mais!!!