Meu Pequeno espaço

quinta-feira, outubro 26, 2006

Mapas Conceituais!

Estive fazendo a leitura do texto: "Por uma abordagem construtivista dos mapas conceituais", e acredito que este texto veio ao encontro à algumas dúvidas que tinha a respeito de tal tema. Nunca havia feito a leitura de um texto sobre mapas conceituais a não ser o tutorial do mesmo. Penso que o texto, enfoca claramente o que é um mapa conceitual, qual sua importância, utilidade, suas vantagens, origem, as teorias que o embasam e algumas dicas importantes na produção de um mapa conceitual. Depois da leitura do texto, me senti mais motivada a desenvolver a atividade cinco do Proa dois... Penso que precisamos buscar cada vez mais o cunho pedagógico das ferramentas que disponibilizamos, pois saber utilizar uma ferramenta por ferramenta... nada adianta!!!
Precisamos evoluir neste sentido...

terça-feira, outubro 24, 2006

Ausência!!!

A semana que passou estive no II Educação Com Ciência em Guarapuava. Foi muito bom, tivemos uma semana de muito trabalho, bastante corrida, mas faleu a pena, por que o evento estava ótimo. Contudo, por este fato, fiquei impossibilitada de desenvolver minhas atividades da especialização, pois quando preciso sair para cursos e eventos, é quase que totalmente impossível realizar as atividades propostas durante a semana. Bom, por isso, a questão principal agora é "correr atrás do prejuízo" e tentar acompanhar na medida do possível. Durante a semana que precedeu o Com Ciência, estive realizando as atividades do Proa 4, fazendo a leitura dos textos "Diferenças entre Percepções e Atividades Perceptivas", " O Desenvolvimento da Noção de Objeto", e " Operações e Noções Operacionais". Realizei a leitura dos textos que com certeza me ajudaram e muito entender melhor e refletir sobre os dois vídeos sobre percepção. Algumas dúvidas ficaram sobre o último texto, sendo assim, preciso retomar a leitura novamente e pensar um pouco mais sobre o assunto!!!!!

terça-feira, outubro 10, 2006

RETOMANDO...

A semana que passou infelizmente não consegui desenvolver as atividades do curso, estive participando do curso da Midiateca em Curitiba, e quando rertornei tive problemas com meu micro, que não abria as páginas do eproinfo e da Wiki. Ontem e hoje, tentei me interar das atividades da semana, e percebi que tenho muito trabalho pela frente.... São muitas atividades e em sei por onde começar...no entanto,sabendo que precisava iniciar os trabalhos, tentei postar algumas contribuições nos fóruns, realizei as atividade do proa 2, fiz mais algumas contribuições sobre a Hiperatividade em nosso PA e iniciei as leituras dos textos do proa 3, porém, não consegui localizar os textos na biblioteca do professor, aliás, eu nunca consigo encontrar os materiais neste espaço, não sei o que acontece? Contudo, apesar dos apesares, li o texto referente a Avaliação Construtivista (Lino de Macedo), e achei bastante instigante, reflexiva,... algo realmente para se pensar e analisar,... e mais avaliar aquilo que entendemos, pensamos e praticamos sobre avaliação em nossa prática docente.
Bom acho que por hoje é só!!! Vou ficando por aqui!!!