Meu Pequeno espaço

segunda-feira, setembro 18, 2006

Análise do Método Clínico

Segundo o texto, as principais características do Método Clínico, é que este associa a observação pura à interrogação que se dá através da conversa com a criança, analisando suas respostas, colocando problemas e hipóteses, com o objetivo de descobrir algo sobre os processos de raciocínios referente às suas respostas. Contudo, este método exige do investigador dois fatores que são fundamentais que é o “saber observar” e o “saber buscar algo de preciso”, para que este possa obter dados através das respostas e do comportamento da criança em ação de forma a não induzir a criança a respostas e atitudes.
Um outro fator utilizado no Método Clínico é o uso de objetos que possam ser manipulados, transformados, decompostos e recompostos pela criança, para que a partir da manipulação e transformações desse objeto, a criança possa julgar essas relações de transformações e o investigador por sua vez possa lançar questionamentos, hipóteses... capaz de dar coerência ao interrogatório.
Porém, as investigações mais atuais acusaram a necessidade de modificação nos procedimentos do Método Clínico devido a particularidade dos indivíduos e situações que podem variar de um sujeito para o outro. Sendo assim, atualmente utiliza-se a observação das condutas e ações do sujeito interagindo com o material, sendo que o material apresenta contradições, o que faz com que o investigador não necessite interrogar a criança verbalmente de forma tal intensa.
Ao que se refere a aplicabilidade deste método em situações de aprendizagem acredito que seria possível, e muito válido para o processo de aprendizagem, contudo, não consigo elencar corretamente os passos e procedimentos que o professor poderia estar desenvolvendo.